O Brasil no centro do debate global sobre Propriedade Intelectual
Pela primeira vez em sua história, o maior e mais prestigiado congresso acadêmico internacional dedicado ao Direito da Propriedade Intelectual será realizado no Brasil.
O 44º Congresso Anual da Associação Internacional para o Avanço do Ensino e da Pesquisa em Propriedade Intelectual (ATRIP) acontece entre 28 de junho e 1º de julho de 2026 , na histórica Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) , no Largo de São Francisco, em São Paulo.
Reconhecida como a principal associação acadêmica global na área, a ATRIP reúne atualmente mais de 400 pesquisadores e doutorandos de universidades e centros de pesquisa de todo o mundo.
Seus congressos anuais consolidaram-se como espaços estratégicos de intercâmbio científico, formação de redes internacionais e discussão de temas de fronteira no campo da propriedade intelectual.
A edição de 2026 marca também o retorno da ATRIP à América Latina, quase após duas décadas — a última vez foi em Buenos Aires, em 2007 —, reforçando o protagonismo da região no debate contemporâneo sobre inovação, criatividade, economia do conhecimento e regulação global.
Propriedade intelectual, poder e geopolítica
Com o tema “Propriedade Intelectual e Política: das Relações de Poder à Realpolitik” , o congresso propõe uma reflexão crítica sobre o papel da propriedade intelectual nos contextos políticos, econômicos e geopolíticos atuais. A proposta é analisar como normas, instituições e práticas de PI dialogam e, muitas vezes, tensionam interesses estratégicos, disputas de poder e agendas nacionais e internacionais.

A cooperação local do evento é a cargo da professora Juliana Krueger Pela (USP) , do Dr. Pedro Henrique D. Batista , do Instituto Max Planck para Inovação e Concorrência (Alemanha), e do Dr. Milton Lucídio Leão Barcellos , reforçando o caráter internacional e interdisciplinar do encontro.
Propriedade intelectual, poder e geopolítica no centro do debate
Com o tema “Propriedade Intelectual e Política: das Relações de Poder à Realpolitik” , o congresso propõe uma reflexão crítica sobre o papel da Propriedade Intelectual nos contextos políticos, econômicos e geopolíticos contemporâneos. A proposta dialoga diretamente com desafios atuais, como inovação tecnológica, soberania digital, circulação global do conhecimento, inteligência artificial e assimetrias entre países centrais e periféricos.
Além do eixo temático central, o congresso acolherá trabalhos sobre uma ampla gama de assuntos, refletindo a diversidade e a produção de ponta desenvolvida pela comunidade acadêmica internacional vinculada à ATRIP.
Presença confirmada do GEDAI/UFPR no congresso
O evento contará com a participação de pesquisadores do , referência nacional e internacional na pesquisa em direito autoral, propriedade industrial, direito digital e novas tecnologias.
Para o professor Marcos Wachowicz , coordenador do GEDAI/UFPR a realização do Congresso Anual da ATRIP no Brasil representa um marco histórico para a pesquisa em Propriedade Intelectual no país e na América Latina.
Segundo ele, receber o principal congresso acadêmico internacional da área em São Paulo “é o reconhecimento da prosperidade científica alcançado pelas universidades e grupos de pesquisa brasileiros, que hoje dialogam em alto nível com a produção internacional”.
Wachowicz destaca que o evento projeta o Brasil para o centro das discussões globais sobre propriedade intelectual, política, inovação e geopolítica. “Vivemos um momento em que temas como inteligência artificial, circulação do conhecimento, direitos autorais e desenvolvimento econômico estão profundamente conectados às relações de poder. Discutir isso aqui, a partir do Sul Global, é estratégico e necessário”, afirma.
A presença do GEDAI/UFPR reforça o protagonismo da pesquisa jurídica brasileira no cenário global e evidencia a inserção internacional dos grupos de pesquisa vinculados às universidades públicas do país.
A participação no congresso da ATRIP representa uma oportunidade estratégica para o intercâmbio acadêmico, a divulgação de pesquisas realizadas no Brasil e o fortalecimento de redes internacionais de cooperação científica em Propriedade Intelectual.
Chamada de trabalhos e programação
O Call for Papers já está aberto, com prazo para submissão de resumos até 6 de fevereiro de 2026 . Professores, professoras, pesquisadores, pesquisadores e doutorandos de todo o mundo estão convidados a submeter seus trabalhos e integrar esse diálogo acadêmico global.
A programação incluirá:
-
sessões plenárias e painéis paralelos;
-
concurso acadêmico para doutorandos;
-
atividades externas ao desenvolvimento de carreira;
-
espaços dedicados ao networking e à construção de comunidade científica, marcas registradas dos congressos da ATRIP.
Mais informações sobre o evento e a chamada de trabalhos estão disponíveis no site oficial:
👉 https://www.atrip2026.org.br/
São Paulo se prepara, assim, para receber em 2026 o mais importante encontro acadêmico internacional em Propriedade Intelectual, colocando o Brasil no centro das grandes discussões globais sobre conhecimento, inovação e poder.