IA Generativa, Plágio e Transformação Criativa na Música

Aula Online com o Professor Marcos Wachowicz na 10ª Edição do Curso Música, Copyright e Tecnologia

A música e o direito autoral se encontram mais uma vez em um debate fundamental para os tempos atuais! No dia 3 de abril de 2025, às 19h (horário do Brasil), o renomado professor Marcos Wachowicz, especialista em propriedade intelectual e pesquisador do GEDAI/UFPR, ministrará uma aula imperdível no curso Música, Copyright e Tecnologia (MCT), coordenado por Guta Braga. O tema será “Plágio Musical, Paródia e Transformação Criativa: Ênfase em Novas Tecnologias e Impactos no Mercado”, abordando questões cruciais como os limites entre inspiração e violação, os desafios trazidos pela inteligência artificial e os impactos das novas tecnologias na criação e no mercado musical.

E o melhor: todo o material utilizado pelo professor Marcos Wachowicz estará disponível gratuitamente no site do GEDAI, incluindo vídeos, apresentações em PowerPoint e textos complementares. Essa é uma oportunidade única para estudantes, profissionais e entusiastas aprofundarem seus conhecimentos em direito autoral com um dos maiores especialistas do Brasil.

Curso MCT, em sua 10ª edição, consolida-se como um espaço essencial para discutir a relação entre arte, tecnologia e legislação, e esta aula promete ser um dos destaques da programação. Não fique de fora! Acompanhe a transmissão e acesse depois todo o conteúdo no site do GEDAI para continuar seus estudos.

Para ter acesso integral e gratuíto basta fazer o download do material abaixo:

POWER POINT:

data_Plágio Musical_2025 MTC

LIVROS:

ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito Autoral. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

BARBOSA, Denis Borges. Propriedade intelectual. Direitos Autorais, Direitos Conexos e Software. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2003.

WACHOWICZ, Marcos. FONTOURA COSTA, José Augusto. Plágio Acadêmico. GEDAI:  Curitiba. 2016, Link: https://www.gedai.com.br/plagio-academico/

WACHOWICZ, Marcos, GONÇALVES, Lukas Ruthes. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & CRIATIVIDADE: novos conceitos na propriedade intelectual. GEDAI: Curitiba, 2019. Link: https://www.gedai.com.br/inteligencia-artificial-criatividade-novos-conceitos-na-propriedade-intelectual/

ARTIGOS:

A TRANSFORMAÇÃO CRIATIVA NA ERA DA PROTEÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS E AS REDES SOCIAIS João Paulo Borean Pelissari1 Marcos Wachowicz. ANAIS DO XIV CODAIP. GEDAI: Curitiba, 2021. pág. 411 link: https://www.gedai.com.br/anais-do-xv-codaip-estudos-de-direito-de-autor-e-interesse-publico/

LIMITES AO USO DE SAMPLE NA OBRA MUSICAL SOB A PERSPECTIVA DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO Hanna Kheren Cremaschi1 Larissa de Lima Vargas Souza. ANAIS DO XIV CODAIP. GEDAI: Curitiba, 2021.  Página 728 –  ANAIS DO XIV CODAIP. GEDAI: Curitiba, 2021. link: https://www.gedai.com.br/anais-do-xv-codaip-estudos-de-direito-de-autor-e-interesse-publico/

O SAMPLE MUSICAL: LIMITES ENTRE ÀS EXCEÇÕES AO DIREITO DE AUTOR E O PLÁGIO Ana Luiza Azevedo Pires. ANAIS DO XIV CODAIP. GEDAI: Curitiba, 2021. pág 770. ANAIS DO XIV CODAIP. GEDAI: Curitiba, 2021. link: https://www.gedai.com.br/anais-do-xv-codaip-estudos-de-direito-de-autor-e-interesse-publico/

O FENÔMENO DOS MEMES DE INTERNET E SUAS REPERCUSSÕES NO DIREITO AUTORAL. João Víctor Vieira Carneiro. ANAIS DO XIII CODAIP. GEDAI: Curitiba, 2020, pag. 275. Link: https://www.gedai.com.br/anais-do-xiii-codaip/

Direitos Autorais e o Domínio Público da Informação. Marcos Wachowicz. Link: https://www.gedai.com.br/wp-content/uploads/2014/09/artigo-direitos_autorais_e_a_informacao-1.pdf

LEGISLAÇÃO:

Lei de Direito Autoral – Lei n. 9610/98 –  Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm

Código Penal Brasileiro – 1940 –  Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm

VÍDEOS:

O professor Marcos Wachowicz demonstra um firme compromisso em difundir o conhecimento de forma aberta e acessível a todos, acreditando que a educação deve ser um direito universal. Ao disponibilizar gratuitamente todo o material do seu curso sobre direitos autorais, incluindo vídeos, textos e apresentações, ele busca democratizar o aprendizado e fomentar a discussão sobre temas cruciais como plágio, paródia e transformação criativa. Essa iniciativa reflete sua convicção de que o compartilhamento de informações é fundamental para o desenvolvimento intelectual e cultural da sociedade, permitindo que mais pessoas se tornem conscientes de seus direitos e responsabilidades no campo da criação artística.

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