Oficinas – XI CODAIP -2017

Oficinas de Propriedade Intelectual

Na décima primeira edição do Congresso de Direito de Autor e Interesse Público, além das palestras, painéis e workshops, o GEDAI promoverá 05 (cinco) OFICINAS sobre PROPRIEDADE INTELECTUAL em temas relevantes e atuais nos dias 6 e 7 de novembro de 2017.

  1. Oficina de Direitos Autorais e Plágio: modalidades, conceitos e casos

O plágio acadêmico tem sido objeto de conceitos básicos sobre o Direito Autoral para a compreensão ampla do fenômeno do plágio no ambiente da pesquisa acadêmica.

OBJETIVO DA OFICINA:

Capacitar a comunidade acadêmica para coibir a ocorrência do plágio em artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros trabalhos de pesquisa.

Atualmente na produção acadêmica tem se verificado a ocorrência de episódios cada vez mais comuns de plágio, o que compromete todo o trabalho de pesquisa desenvolvida pelos pesquisadores, alcançando não raras vezes responsabilidade de indenizações, que comprometem as próprias instituições públicas e privadas.

  1. Oficina de Direitos Autorais e Ensino à distância

A modalidade do ensino a distância – mais especificamente no que se refere à tutela dos Direitos Autorais sobre a criação, produção e comercialização dos conteúdos elaborados e distribuídos pelas empresas de Ensino à Distância – tem suscitado inúmeras questões sobre a aplicação do regime jurídico no tocante aos Direitos Morais e Patrimoniais envolvidos no processo de ensino no ambiente tecnológico nas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s).

OBJETIVO DA OFICINA:

Capacitar os profissionais envolvidos na produção de material de EAD, apresentando as novas TIC’s e contextualizando o ambiente tecnológico em que tais conteúdos são elaborados. Compreender o desenvolvimento do EAD percebendo a existência de novos atores no processo criativo na difusão do conhecimento e no desenvolvimento da Sociedade Informacional.

  1. Oficina de Direitos Autorais e Cultura Digital

A Oficina terá como tema os Direitos Autorais e Cibercultura e suas múltiplas perspectivas na sociedade informacional. A partir de uma abordagem interdisciplinar dos aspectos jurídicos, sociológicos e culturais, busca-se analisar este novo fenômeno tecnológico e cultural apresentando de forma sistematizada as novas formas de expressão e comunicação na internet.

OBJETIVO DA OFICINA:

Capacitar operadores do direitos, designers gráficos, gestores de informação sobre os direitos autorais envolvidos na criação de novas mídias digitais, blogs, perfis no facebook, compartilhamento de imagens e vídeos.

Fornecendo elementos teórico/práticos para elaboração novos tipos de licenciamentos de conteúdos que possibilitem a construção de sistemas tecnológicos que otimizem o acesso à cultura, ao conhecimento e a educação, com a difusão e circulação das obras, nos mais variados círculos culturais e redes sociais com vistas a democratização do ensino e acesso ao conhecimento.

  1. Indústria do Entretenimento e Direitos Autorais

A produção das Industrias do Entretenimento englobando setores de cultura, comunicação, lazer, eventos e esporte, a partir de uma abordagem jurídica pretende-se analisar as demandas específicas do setor capacitando os operadores do direito, produtores culturais, gestores públicos e profissionais habilitados a trabalhar no segmento para aperfeiçoar suas habilitades específicas para atuar na área do entretenimento.

OBJETIVO DA OFICINA:

Capacitar os profissionais que atuam na promoção e produção de conteúdos criativos no ambiente digital para o compreensão das especificidades jurídicas que são inerentes aos conteúdos produzidos. Compreensão dos fundamentos e princípios legais necessários para o setor de entretenimento.

  1. Marco Civil da Internet e Direitos Intelectuais

O MARCO CIVIL DA INTERNET e as discussões e debates que envolveram sua elaboração e aprovação retrataram de forma absolutamente legitima os anseios e necessidades da sociedade brasileira. Ocorre que para a sua aplicação e efetividade denota-se a necessidade de conhecimentos técnicos prévios acerca deste marco regulatório.

OBJETIVO DA OFICINA:

Capacitar os operadores do direito e dos demais profissionais que atuam na área da Internet, sobre conteúdos e questões tecnológicas e jurídicas. Tudo para a compreensão dos princípios jurídicos do direito de liberdade de expressão e do direito de acesso à informação, no contexto da Sociedade Informacional.

Compreender a dupla aplicação na Internet, como forma de comunicação e meio de difusão do pensamento. Analisar o desenvolvimento dos produtos e aplicativos para a Internet, bem como, observar as suas aplicações diante das garantias constitucionais do direito de informação do usuário/cidadão.

Organizadores:  Marcos Wachowicz | Guilherme Coutinho | Alexandre Pesserl | Christiano Lacorte | Rangel Trindade | Heloisa Medeiros | Amanda Madureira | Rodrigo O. Cruz e Silva | Liz Sass | Francisco Viegas Neves da Silva | Rodrigo Vieira | Manoela Magalhães | Lukas Ruthes Gonçalves

• Local das oficinas:

UniCuritiba
Rua Chile, n. 1.678 – Rebouças – Curitiba/PR