
Dissertação sobre Streaming Musical e Direitos Fundamentais: Desafios do Spotify na LDA
O GEDAI/UFPR informa que está disponível, de forma integral e gratuita, em seu acervo digital de dissertações e teses, o trabalho de mestrado de Cristina Baum da Silva , intitulado:
“O Uso do Streaming Musical sob o Enfoque da Lei de Direitos Autorais Brasileiro: Uma Análise do Spotify à luz da Teoria dos Direitos Humanos e Fundamentais”
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Direito (Concentração em Fundamentos Constitucionais do Direito Público e Privado e Linha de Pesquisa Direito, Ciência, Tecnologia & Inovação) da Escola de Direito da PUC-RS, 2022.
Neste estudo, Cristina Baum da Silva adota o método hipotético-dedutivo para demonstrar como a tecnologia de streaming, os algoritmos de pagamento de direitos autorais e os sistemas de recomendação de playlists no Spotify violam normas de direitos culturais, direitos de autor e a dignidade dos compositores musicais. A pesquisa foi estruturada em três capítulos:
-
Capítulo 1: Direitos culturais e discriminação algorítmica na indústria musical, sob a ótica internacional, constitucional e das diretrizes da UNESCO.
-
Capítulo 2: Evolução histórica dos direitos autorais e da indústria fonográfica, com ênfase no papel do ECAD e na eficácia dos direitos fundamentais nas relações compositora-gravadora.
-
Capítulo 3: Histórico e práticas do Spotify, análise do streamshare e dos impactos econômicos e sociais sobre os criadores musicais.
A autora conclui que, embora o Spotify impulsione seu crescimento no mercado de ações, tal estratégia tem instrumentalizado os compositores em detrimento de seus direitos fundamentais.
Acesse o texto completo da dissertação aqui: Cristina Baum da Silva – Dissertação