UFPR entre as Melhores do Brasil com Inovação e Inclusão Social.

UFPR é a melhor universidade do Paraná e está entre as melhores do Brasil.

O Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR), une-se a todos os membros da comunidade acadêmica da UFPR em um esforço conjunto para promover pesquisa de qualidade. Buscamos fomentar a inovação e o desenvolvimento de uma sociedade que, além de avançar tecnologicamente, priorize a inclusão social.

Relevância da UFPR no Cenário Acadêmico Brasileiro.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) reafirma sua posição de destaque no contexto acadêmico brasileiro, conforme o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024. A instituição manteve o 4º lugar no critério de Inovação, superando tanto universidades públicas quanto privadas em todo o Brasil, e continua sendo a melhor universidade do estado do Paraná, tanto no segmento público quanto no privado.

No ranking geral, a UFPR se posiciona como a 6ª melhor universidade federal e a 9ª melhor do país, evidenciando seu compromisso com a excelência em ensino, pesquisa e extensão. Importante notar que as 21 primeiras colocações do RUF 2024 são ocupadas por universidades públicas, refletindo um forte comprometimento com a qualidade educacional.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destaca que “a UFPR novamente se manteve em destaque no RUF 2024. Isso demonstra o caráter do compromisso de gestão contínuo com o ensino público e com a excelência em pesquisa e extensão.”

Metodologia do RUF 2024.

O Ranking Universitário Folha de Sâo Paulo é publicado anualmente desde 2012 e utiliza cinco indicadores principais para a avaliação: Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização. Esses indicadores são analisados com base em dados de periódicos científicos nacionais e internacionais, patentes, Censo da Educação Superior, Enade (Inep-MEC), além de informações coletadas por agências de fomento à ciência e pesquisas de opinião conduzidas pelo Datafolha.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *