As invenções no Brasil contadas a partir de documentos históricos de patentes do INPI
A obra apresenta um panorama sobre a origem das patentes no mundo e no Brasil realizada, pesquisa realizada e publicada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Como reflexo de sua condição colonial sui generis, o Brasil se tornou um dos primeiros países no mundo a reconhecer a proteção dos direitos de inventor, depois somente da então República de Veneza, da Inglaterra, dos Estados Unidos e da França.
Um importante relato trazido neste livro é o da história da constituição do acervo de patentes brasileiro, a pesquisa foi além, culminou com a recuperação, digitalização e disponibilização de um tesouro de aproximadamente 3.000 patentes históricas.
O Presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial Julio Cesar Castelo Branco Reis Moereira, relata que na obra são abordadas a construção das bases de informação tecnológica e a constituição do acervo patentário do INPI à luz das transformações digitais dos últimos 50 anos. O processo de levantamento e resgate do acervo trouxe informações inéditas sobre a história das patentes no Brasil, como a descoberta de que o escritor Monteiro Lobato patenteou invenções. O processo de recuperação e digitalização de parte do acervo patentário histórico do INPI encontra-se detalhadamente descrito nesta obra. Adicionalmente, se dedica a uma narrativa igualmente detalhada da evolução histórica do arcabouço legal do sistema de patentes e de seu reflexo nos procedimentos de exame, do pedido à concessão do direito.
A obra foi de iniciativa do INPI com apresentação do Presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial Julio Cesar Castelo Branco Reis Moereira, tendo como autores: Flávia Romano Vila Verde, Fabiana Ribeiro de Moura, Daniel Mosqueira de Carvalho, Igor Leonardo Romeiro Pereira, Alexandre Guimarâes Vasconcelos e Isabela Maria de Oliveira Borsani.
Para ter acesso integral e gratuíto da obra faça o download do arquivo abaixo: