09/11/2009

III CODAIP – Congresso de Direito Autoral e Interesse Público

O III Congresso sobre Direito de Autor e Interesse Público (CODAIP) representou um marco decisivo nas discussões sobre a revisão da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98) no Brasil, especialmente devido à participação ativa e estratégica dos pesquisadores do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI).
Desde o início do processo, em 2005, o GEDAI desempenhou um papel central, contribuindo diretamente para os debates públicos sobre o Direito Autoral, conforme proposto nas resoluções finais da I Conferência Nacional de Cultura.
Com a criação do Fórum Nacional de Direito Autoral pelo Ministério da Cultura (MinC) em dezembro de 2007, o GEDAI consolidou sua presença nas discussões ao se envolver profundamente nos seminários, reuniões setoriais e eventos organizados para avaliar a legislação vigente e o papel do Estado no campo autoral.

Os pesquisadores do GEDAI foram fundamentais para articular as necessidades e preocupações dos diversos grupos de interesse, incluindo autores de cinema, setor livreiro e representantes da área musical, o que permitiu identificar e destacar os desequilíbrios existentes na área cultural em relação aos direitos autorais.

Durante a preparação do III CODAIP, o GEDAI foi responsável por organizar uma série de ciclos de palestras que abordaram detalhadamente cada artigo da Lei 9.610/98, reunindo especialistas de renome para contribuir com análises críticas e sugestões de melhorias. O resultado desse intenso trabalho foi a publicação do livro “Por que mudar a Lei de Direito Autoral”, uma obra que reflete o comprometimento dos pesquisadores do GEDAI em aprimorar o marco legal autoral no Brasil.

Esse processo foi deflagrado em 2005, a partir de uma demanda da I Conferência Nacional de Cultura, que nas suas resoluções finais propôs a promoção de debates públicos sobre o Direito Autoral e uma postura mais ativa do Estado na formulação de políticas públicas para o setor. Em dezembro de 2007, o Ministério da Cultura (MinC) lançou o Fórum Nacional de Direito Autoral, com o objetivo de discutir com a sociedade a legislação existente e o papel do Estado nessa área e subsidiar a formulação da política autoral.

Os debates ocorreram em eventos realizados pelo MinC, entre eles um seminário internacional e quatro nacionais, ou por instituições parceiras. Além disso, o MinC promoveu reuniões setoriais com diversos grupos de interesses (autores de cinema, setor livreiro, representantes da área musical etc.) para discutir o tema. A partir desses debates, foram reunidos todos os pontos que se destacaram, tendo se evidenciado a necessidade de implementar políticas setoriais que corrijam os desequilíbrios presentes no campo da cultura, no que tange aos direitos autorais.

O Ministério da Cultura conta, desde julho deste ano, com uma Diretoria de Direitos Intelectuais que vem ampliando a capacidade do Estado para atuar no campo autoral por meio de programas e políticas setoriais. No entanto, uma atuação efetiva do Estado no processo de regulação, só será possível por meio de alterações no atual marco legal. A opção tomada foi a de fazer uma revisão na Lei 9610/98, sem realizar modificações estruturais em seu corpo.

As propostas surgidas nesse III Congresso sobre Direito de Autor e Interesse Público complementarão a construção de um anteprojeto de Lei que será apresentado à sociedade, que terá a oportunidade de se manifestar por meio de consulta pública.

A seguir, apresentamos as propostas do MinC para o debate dividas pelos painéis do evento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Primeiro Dia – 9 de Novembro de 2009

08:00 – Credenciamento

08:45 – Cerimônia de Abertura – Ministro da Cultura – Juca Ferreira

9:00 – Painel I – Princípios para Revisão da Lei de Direitos Autorais

Expositor: Prof. Dr. José de Oliveira Ascensão – Univ. de Lisboa
Moderador: Prof. Dr. Antonio Carlos Wolkmer – UFSC

10:00 – Painel II – Disposições Preliminares e Definições

Relator: Dr. Marcos Wachowicz – UFSC
Revisor: Dr. Antonio Morato – USP e FMU
Moderador: Dr. João Luis Nogueira Matias – UFSC

11:15 – Intervalo

11:30 – Painel III – Obras Intelectuais e Autoria

Relator: Dr. Álvaro Loureiro Oliveira – OABRJ/ABPI
Revisor: Dr. José Isaac Pilati – UFSC
Moderadora: Profa. Dra. Danielle Annoni – UFSC

12:45 – Almoço Livre

14:00 – Painel IV – Direitos do Autor : Direitos Morais e Patrimoniais

Relatora: Dra. Silmara Chinelatto – Profa. Titular da FADUSP
Relator: Dr. Newton Silveira – FADUSP
Moderador: Prof. Dr. Orides Mezzaroba – UFSC

15:15 – Painel V – Limitações Aos Direitos Autorais I

Relator: Dr. Luiz Gonzaga Silva Adolfo – Unisalle/ Ulbra(rs)
Revisor: Dr. Manoel J. Pereira dos Santos – FGV/GVLAW
Moderador: Prof. Dr. Aires José Rover – UFSC

16:30 – Intervalo

16:45 – Painel VI – Limitações Aos Direitos Autorais II

Relator: Dr. Guilherme Carboni – FAAP
Revisor: Dr. Allan Rocha – UERJ/FDC
Moderador: Dr. Jorge Renato dos Reis – UNISC

 

Segundo Dia – 10 de Novembro de 2009

8:45 – Painel VII – Obra Sob Encomenda – Licenças Não-voluntárias

Relatora: Dra. Lilian de Melo Silveira

Relator: Dr. Denis Borges Barbosa – UFRJ
Moderador: Prof. Dr. Wilson Jabur – FGV/GVLAW

10:00 – Painel VII – Transferência dos Direitos do Autor

Relatora: Dra. Eliane Abrão
Revisor: Dr. Eduardo Lycurgo Leite
Moderadora: Profa. Dra. Márcia Carla Pereira Ribeiro – UFPR

11:15 – Intervalo

11:30 – Painel IX – Utilização de Obras Intelectuais e Fonogramas I

Relatora: Dra. Vanisa Santiago
Revisor: Dr. Hildebrando Pontes Neto
Moderador: Prof. Dr. Marcos Wachowicz – UFSC

12:45 – Almoço Livre

14:00 – Painel X – Utilização de Obras Intelectuais e Fonogramas II

Relator: Dr. Antonio de Figueiredo Murta – PUCRJ
Revisora: Dra. Sonia Maria D’elboux
Moderadora: Profa. Dra. Carla Eugenia Caldas Barros – UFS

15:15 – Painel XI – Associações de Titulares e Entidade Reguladora

Relator: Dr. José Carlos Costa Netto
Revisor: Ministro Carlos Fernando Mathias de Souza – STJ
Moderador: Dr. Manoel J. Pereira dos Santos – FGV/GVLAW

16:3 0 – Intervalo

16:45 – Painel XII – Sanções, Prescrição e Disposições Finais

Relatora: Dra. Helenara Braga Avancini – Puc/rs
Revisor: Dr. Eduardo Pimenta
Moderador: Prof. Dr. José Isaac Pilati – Ufsc

18:00 – Apresentação das Comunicações dos Grupos de Pesquisa Em Direito Autoral

19:00 – Cerimônia de Encerramento

Dinâmica dos Painéis

I. Geral

1. Excetuado o Painel I, não haverá palestras ou exposições gerais, mas sim debates.2. O objetivo do evento é produzir consenso com relação às propostas legislativas submetidas, debatendo-se a norma em si e a redação do texto legal.

3. Ao final do evento, será produzido um relatório de todas as propostas, com o resumo das conclusões.

4. Tal como sucede nas conferências diplomáticas, havendo posições antagônicas ou falta de consenso, deve-se consignar as versões alternativas com relação à redação dos dispositivos.

II. Papel do Moderador

1. O moderador e os demais participantes de cada painel deverão receber a proposta legislativa respectiva com antecedência da data do evento.

2. A função básica do moderador é conduzir as discussões de forma ordenada de modo a otimizar o tempo e assegurar a consecução do resultado pretendido ao final do painel.

3. Para esse fim, o moderador deve combinar com o relator e o revisor quais os tópicos principais que serão discutidos para evitar que o debate se prolongue e impeça a obtenção de resultados práticos.

4. O moderador deve cuidar para que, ao final de cada painel, haja um texto consensado ou, se isso não for possível, um resumo das diferentes posições.

5. Na medida do possível, o moderador facultará a palavra a pessoas da platéia para fazerem observações curtas e objetivas, evitando-se digressões gerais ou demoradas.

III. Papel do Relator e do Revisor

1. Levando em conta os tópicos principais que serão discutidos, o relator deve apresentar sua posição no sentido de (a) adotar a redação proposta, (b) aperfeiçoá-la ou (c) propor redação alternativa.

2. Para tanto, o relator deve manifestar-se por até 15 minutos.

3. A seguir, o revisor deve fazer a crítica da proposta discutida assim como da posição do relator, devendo igualmente (a) adotar a redação proposta, (b) aperfeiçoá-la ou (c) propor redação alternativa.

4. O revisor deve manifestar-se por até 15 minutos.

5. A seguir, o moderador deve facultar à platéia comentários por até 15 minutos, sumarizando a seguir, em até 10 minutos, os pontos convergentes e os tópicos divergentes.

6. Relator e revisor deverão debater por até 10 minutos, visando conciliar as opiniões e sugestões existentes, com a moderação do moderador.

IV. Conclusão

Cabe ao moderador, nos 10 minutos finais, apresentar o resumo das conclusões, consignando as versões alternativas com relação à redação dos dispositivos.

Para ter acesso integral e gratuíto dos Anais III CODAIP e ao livro Por que mudar a Lei de Direito Autoral? Estudos e Pareceres basta acessar os links abaixo:

Estudos de Direito do Autor e a Revisão da Lei dos Direitos Autorais – Anais III CODAIP

Por que mudar a Lei de Direito Autoral? Estudos e Pareceres