Inteligência Artificial e Cultura: Perspectiva para a diversidade na Era Digital.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), realizou e público importante estudo sob o título Inteligência Artificial e Cultura: Perspectiva para a diversidade na Era Digital.

A realização de debates públicos e a capacitação nesta temática também têm ocupado diversas frentes de trabalho do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Um marco nesse sentido foi a realização do Fórum Regional de Inteligência Artificial na América Latina e no Caribe, da UNESCO, em 2019, além do Workshop Regional sobre IA e Crianças, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 2020.

Da mesma forma, o Annual Workshop on Survey Methodology, do NIC.br, tem abordado a IA quanto a sua interface com a produção de dados e estatísticas. Mais recentemente, em 2021, houve o apoio para um novo Curso Online Aberto e Maciço (Massive Open Online Course [MOOC]) sobre Inteligência Artificial para o Judiciário desenvolvido pela UNESCO e pela The Future Society.

Além do protagonismo na realização destas iniciativas, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br|NIC.br) tem estimulado reflexões sobre o tema em publicações como o policy paper Inteligência Artificial e cultura: oportunidades e desafios para o Sul Global, publicado pela UNESCO em 2021, e o Panorama Setorial da Internet (PSI), que tratou de tendências de IA na
justiça, na saúde, na educação e na infância, e no trabalho.

A avaliação e a medição do avanço dessas tecnologias também têm sido incorporadas em pesquisas, como a TIC Empresas,
a TIC Governo Eletrônico, a TIC Educação e a TIC Saúde.

O presente Estudo Setorial sobre Inteligência Artificial e Cultura vem agregar-se aos esforços para construção dessa agenda, tratando mais especificamente das aplicações de IA no setor cultural e de seus desdobramentos para a proteção e a promoção da diversidade de expressões culturais. Embora existam outros documentos e iniciativas, tanto no campo de IA como no da cultura, a interface entre os dois temas é ainda muito pouco debatida.

Dessa forma, o estudo realizado e publicado traz uma contribuição relevante, tanto para colocar esse importante tema em pauta, quanto para subsidiar o desenvolvimento de possíveis estratégias regulatórias e de políticas públicas. Como bem apontou no prefácio Demi Getschko do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br.

Para ter acesso integral a pesquisa sob o título Inteligência Artificial e Cultura: Perspectiva para a diversidade na Era Digital basta que voce CLIQUE NO LINK ABAIXO:

estudos_setoriais-inteligencia_artificial_e_cultura

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *