Palestra de Marcos Wachowicz sobre os desafios do uso da IA no Ambiente Acadêmico

O material utilizado pelo professor Marcos Wachowicz em sua palestra “Direito Autoral em Tempo de Inteligência Artificial: Desafios no Ambiente Acadêmico” que foi ministrada no Seminário sobre Direito Autoral em tempo de Inteligência Artificial evento realizado pela Faculdade de Direito da USP, com o apoio da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA) e da Abramus nos dias 21 e 22 de agosto, no Largo de São Francisco.

A apresentação que agora está disponível ao público, que discute os impactos da IA generativa na produção intelectual e nas políticas de direitos autorais, pode ser baixada gratuitamente por interessados no tema.

Destaques da palestra

No cenário atual as universidades, pesquisadores e legisladores enfrentam um cenário em transformação, onde ferramentas de IA desafiam noções tradicionais de criação e propriedade.

Este material, agora disponível para download, oferece insights valiosos para quem busca compreender os impactos da IA na produção do conhecimento e as diretrizes necessárias para seu uso responsável.

Durante a palestra foram abordados os seguintes pontos:

  • A IA generativa e o conceito de plágio – Wachowicz argumenta que a inteligência artificial, por si só, não constitui plágio, já que opera a partir de padrões aprendidos em grandes bases de dados. No entanto, seu uso indevido – como a reprodução não autorizada de obras protegidas – pode violar direitos autorais.
  • Domínio público e obras criadas por máquinas – O debate sobre se produções geradas por IA devem integrar o domínio público ganha relevância, especialmente em contextos acadêmicos e culturais onde a livre circulação de conhecimento é essencial.
  • Ética e transparência no uso de IA – O professor enfatiza a necessidade de diretrizes claras para pesquisadores, incluindo a divulgação do uso de ferramentas de IA e a garantia de que trabalhos acadêmicos mantenham autenticidade intelectual.
  • O papel das universidades – Instituições de ensino superior devem, segundo Wachowicz, liderar a criação de normas e comitês de ética para regulamentar o uso responsável da IA, evitando a banalização do conhecimento.
  • Responsabilidade compartilhada – Desenvolvedores, usuários e órgãos reguladores precisam colaborar para equilibrar inovação e proteção aos direitos autorais, assegurando que a tecnologia seja usada de forma justa.

Perguntas para reflexão

Uma discussão fundamental para o futuro da educação, da pesquisa e da própria noção de autoria na era digital, que levanta questões como:

  • Como definir autoria em obras produzidas com auxílio de IA, considerando a influência de dados preexistentes protegidos por direitos autorais?

  • Quais mecanismos as universidades podem adotar para garantir que o uso de IA em pesquisas não comprometa a originalidade acadêmica?

  • As leis atuais de propriedade intelectual estão preparadas para lidar com os avanços da IA generativa, ou será necessária uma reformulação jurídica?

O material completo está disponível para download, oferecendo uma base sólida para quem deseja se aprofundar no tema.

A discussão segue aberta, e a participação da comunidade acadêmica é fundamental para moldar o futuro da regulamentação nessa área.

Para ter acesso a programação completa: CLIQUE AQUI

Para ter acesso ao power point utilizado na palestra: CLIQUE AQUI

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