Cultura digital e direitos autorais: da liberdade artística à IA

O Professor Marcos Wachowicz publicou na Revista Itaú Cultural artigo sobre Inteligência Artificial. O texto aborda a importância da regulação dos direitos autorais quanto a obras artísticas produzidas por inteligência artificial (IA)

O ano de 2023 é o marco da massificação do uso da inteligência artificial (IA), tal como o ano de 1995 é lembrado como o do boom da internet, que criou a sociedade informacional. A liberdade artística sempre se utilizou e se apropriou das novas tecnologias na produção e na circulação de bens no ambiente da internet, dando origem a uma nova cultura digital. Porém, com o recente uso de aplicativos de IA no processo de criação artística, novas questões surgiram no tocante à atribuição de autoria da obra produzida por IA generativa.

A liberdade artística sempre se utilizou e se apropriou das novas tecnologias, na produção e na circulação de bens no ambiente da internet, dando origem a uma nova cultura digital.

Acesso ao texto integral no link abaixo:

https://www.itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural/cultura-digital-direitos-autorais-inteligencia-artificial

Como citar este artigo

WACHOWICZ, Marcos. Cultura digital e direitos autorais: da liberdade artística à IA. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 36, 2023. Disponível em: https://itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural/cultura-digital-direitos-autorais-inteligencia-artificial. Acesso em: [data]

 

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *