FakeNews nos processos de conhecimento.
A Agnotologia no Processo de Conhecimento na Biotecnologia
Autores: Luciana Reusing, Marcos Wachowicz
Agnotologia é o estudo de atos intencionais que visam espalhar confusão e engano, geralmente para vender um produto ou obter vantagens, são as FakeNews termo que popularizado pela Internet.
O estudo faz uma reflexão sobre a manipulação de dados e informações científicas para causar um processo social de desconfiança agnotologia ou FakeNews nos processos de conhecimento na Biotecnologia.
Resumo
O presente artigo traz uma reflexão importante para as ciências da natureza e para as ciências sociais, ao tratar do processo de ignorância ou dúvida induzida pela manipulação de dados e informações científicas para instaurar um processo social de desconfiança “agnotologia”, constituindono contraponto ao conhecimento “epistemológico”.
A metodologia aplicada para delimitar o estado da arte é a pesquisa bibliográfica, a fim de proporcionar maior eficiência na abordagem do tema que está distribuído entre a introdução, desenvolvimento e considerações finais.
O resultado esperado é demonstrar que a biotecnologia é uma ciência carregada de valores e mitos, distante da neutralidade positivista, apta a promover uma reconfiguração biológica e social por intermédio do conhecimento cientificode uma verdade discutível, e não falseada por estratégias, argumentos e dados ficcionais para configurar um estado de ignorância diante da ciência e tecnologia a serviço da vida.
DOI: https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p35-48
Texto completo publicado na Revista P2P & Inovação – v. 6, n. 1 (2019) P2P & INOVAÇÃO
Trackbacks/Pingbacks