NOVAS TECNOLOGIAS, PROBLEMAS DE INFORMAÇÃO E GOVERNANÇA CORPORATIVA
O artigo de Pedro de Perdigão Lana e Lukas Ruthes Gonçalves pesquisadores do GEDAI acabou de ser publicado na 1a. edição da Revista de Estudos Jurídicos do STJ (REJURI-STJ), tratando sobre novas tecnologias, problemas de informação empresariais e a governança corporativa na União Europeia e Brasil. Ele pode, na íntegra, ser lido e baixado em https://rejuri.stj.jus.br/index.php/revistacientifica/article/view/107
O conceito de governança corporativa tem vários nomes possíveis com diferentes focos a depender do período histórico, localidade e visões político-econômicas do teórico. Um bom exemplo das mudanças ocorridas com o passar do tempo é a transição da priorização quase que total da maximização dos ganhos do acionista para o alinhamento dos interesses societários à todos os stakeholders.
O objetivo dessa investigação de Pedro Lana e Lukas Ruthes Gonçalves é colocar em evidência o papel das TICs na promoção de boas práticas de governança corporativa, ciente de sua ligação inseparável com o manejo da informação a partir do final do século XX.
Afinal, apesar do surgimento de várias ferramentas novas a popularização de tecnologias que eram vistas como muito promissoras não foram capazes de evitar recorrentes escândalos financeiros e a insuficiências das formas de governança vigentes, permanecendo atual a busca por novas alternativas que ajudem a diminuir os problemas.
Para ter acesso a integra do artigo e também ao conteúdo do livro, faça gratuitamente o download do arquivo abaixo:
Boa rapazes!