
Quem é o autor na perscpectiva das novas formas de produção cultural?
A (DES)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE AUTORIA NA CONTEMPORANEIDADE: QUEM É O AUTOR NA
PERSPECTIVA DAS NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO CULTURAL?
Autoras: Liz Beatriz Sass, Sarah Linke
A presente pesquisa tem por objetivo contextualizar o fenômeno da autoria na contemporaneidade, principalmente em razão dos novos cenários de produção cultural permitidos pelo advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e da Internet.
Pretende-se, desse modo, responder ao seguinte problema: diante das novas formas de produção cultural, como é possível compreender o fenômeno da autoria no contexto do Direito Autoral?
A partir de pesquisa bibliográfica, tal problemática é respondida a partir de três tópicos.
Num primeiro momento, apresenta-se a autoria como processo histórico, narrando suas diferentes concepções e evidenciando as teorias contemporâneas acerca do tema.
Num segundo momento, discute-se o fenômeno autoria no âmbito do Direito Autoral, destacando-se a sua perspectiva baseada sobre ideia de gênio criador e a sua incompatibilidade com a cultura participativa que caracteriza novas formas de produção cultural.
Por fim, analisa-se os tradicionais conceitos de autoria coletiva e coautoria presentes na legislação autoral, no intuito de verificar se estes se mostram suficientes para abarcar as novas formas de autoria surgidas na contemporaneidade. Para ilustrar a discussão teórica apresentada relata-se o caso do Pixel Art.
Para ter acesso a integra do artigo e também ao conteúdo do livro, faça gratuitamente o download do arquivo abaixo: