revenge-porn

REVENGE PORN, GÊNERO E O MARCO CIVIL DA INTERNET

No livro MULHERES EXPOSTAS – REVENGE PORN, GÊNERO E O MARCO CIVIL DA INTERNET de autoria de Alice de Perdigão Lana pesquisadora do GEDAI aborda temas atuais e relevantes para juristas que tenham preocupações teóricas sobre a técnica, virtualidade, cibercultura, gênero e teoria feminista.

Nesta obra o tempo aparece de duas formas. Na sua dimensão do presente, a partir dos relatos de casos de revenge porn, das situações de humilhação feminina pela exposição não consentida de imagens íntimas. Aparece também como tempo do agora atravessado pelas condições da técnica e tornado dela inseparável.

O tempo trabalhado nessas duas dimensões é posto sob análise, perguntado sobre suas ocorrências (e quais responsabilizações jurídicas seriam possíveis), aberto na sua tessitura de demiurgo técnico sobre a imagem do feminino e seu controle.

Esse fazer invade o sentido e a ação ordinária do tempo/ técnica, toma-os de assalto fazendo ver o natural (aparentemente inelutável) na sua condição de artifício/artíficie. É um trabalho analítico e crítico.

O livro Mulheres Expostas: revenge porn, gênero e o Marco Civil da Internet pretende pensar a pornografia de revanche (revenge porn), tanto nos termos jurídicos do Marco Civil da Internet, quanto no debate da cibercultura (realidade virtual) e da teoria de gênero, por meio de uma perspectiva que não é de recusa direta, mas um verdadeiro procedimento de interrogação e ressignificação.

Obra atual de leitura obrigatória para os operadores do direito. É mais uma alternativa para a publicação de pesquisas acadêmicas, formando uma rede de compartilhamento aberta para toda a comunidade científica.

As publicações do Grupo GEDAI/UFPR são espaços de criação e compartilhamento coletivo, visando facilitar o acesso às pesquisas pela INTERNET, disponibiliza-as gratuitamente para download.

1 Comentário

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *