Ética em Pesquisa: Respeito aos Direitos Autorais.
Curso de Ética em Pesquisa Científica: Uma Oportunidade Imperdível!
Professor: Dr. Marcos Wachowicz
Aulas programadas: 11 e 25 de setembro e 02 de outubro de 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem o prazer de anunciar mais uma edição do Curso de Ética em Pesquisa Científica – EPC/2024.2, uma disciplina transversal que visa formar pesquisadores conscientes e responsáveis. Sob a orientação do professor Dr. Marcos Wachowicz, o curso abordará temas cruciais que permeiam a prática científica contemporânea.
O que você vai aprender?
A disciplina se propõe a explorar a inter-relação entre ciência e sociedade, discutindo questões éticas, jurídicas e sociais que impactam a pesquisa. Os alunos terão a oportunidade de refletir sobre:
- Direitos Autorais e de Imagem: Compreensão das normas que regem a produção e divulgação de conhecimento.
- Plágio e Plágio Acadêmico: Identificação e prevenção de práticas inadequadas que comprometem a integridade acadêmica.
- Regulamentação de Condutas Éticas: O papel dos Comitês de Ética em Pesquisa e a importância da normatividade.
A Importância da Compreensão dos Direitos Autorais na Conduta Ética em Pesquisa Científica.
A ética em pesquisa científica é um pilar fundamental para a credibilidade e a integridade do conhecimento produzido. Dentro desse contexto, a compreensão dos direitos autorais e o uso adequado da imagem são aspectos cruciais que não podem ser negligenciados. Esses elementos não apenas protegem os criadores de conteúdo, mas também garantem que a pesquisa seja conduzida de maneira responsável e respeitosa.
Direitos Autorais: Protegendo a Criatividade
Os direitos autorais são um conjunto de normas que protegem as obras intelectuais, garantindo que os autores tenham controle sobre a utilização de suas criações. No âmbito da pesquisa científica, isso se traduz na necessidade de respeitar as obras de outros pesquisadores, evitando o plágio e a apropriação indevida de ideias. A violação dos direitos autorais não apenas compromete a integridade do pesquisador, mas também pode resultar em sanções legais e danos à reputação acadêmica.
Compreender os direitos autorais é, portanto, essencial para qualquer pesquisador. Isso inclui saber como citar corretamente as fontes, obter permissões para o uso de obras protegidas e reconhecer a contribuição de outros no desenvolvimento de novas ideias. Essa prática não apenas promove um ambiente de respeito mútuo, mas também enriquece o debate acadêmico, permitindo que o conhecimento se expanda de maneira colaborativa.
Uso da Imagem: Ética e Responsabilidade
O uso de imagens em publicações científicas e apresentações é uma prática comum, mas que deve ser realizada com cautela. As imagens, assim como os textos, estão sujeitas a direitos autorais e, em muitos casos, a direitos de imagem. Isso significa que o uso de fotografias, gráficos ou ilustrações requer a devida autorização dos autores ou a verificação de que as imagens estão disponíveis sob licenças que permitam seu uso.
Além disso, o uso de imagens de indivíduos, especialmente em contextos de pesquisa que envolvem seres humanos, levanta questões éticas significativas. É fundamental obter consentimento informado antes de utilizar a imagem de uma pessoa, garantindo que ela esteja ciente de como sua imagem será utilizada e que concorde com isso. Essa prática não apenas respeita a dignidade dos indivíduos, mas também fortalece a confiança entre pesquisadores e participantes.
Construindo uma Cultura de Ética
A compreensão dos direitos autorais e do uso da imagem é, portanto, um componente vital na construção de uma cultura de ética em pesquisa científica. Ao respeitar as criações alheias e agir com responsabilidade no uso de imagens, os pesquisadores não apenas protegem a si mesmos, mas também contribuem para um ambiente acadêmico mais justo e colaborativo.
Promover a educação sobre esses temas nas instituições de ensino e nas formações de pesquisadores é essencial. Isso não apenas prepara os futuros cientistas para atuar de maneira ética, mas também reforça a importância da integridade na produção do conhecimento. Em última análise, a ética em pesquisa científica é uma responsabilidade coletiva que beneficia toda a sociedade, garantindo que a ciência avance de maneira justa e respeitosa.
Conclusão
Não perca a chance de participar deste curso que não apenas enriquecerá seu conhecimento, mas também contribuirá para a formação de uma ciência mais ética e responsável. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contatoeticaempesquisa@gmail.com.
Prepare-se para uma jornada de aprendizado que transformará sua visão sobre a pesquisa científica!
Material Didático de Apoio
Os alunos terão acesso a um rico material didático que inclui:
- Livro: “Plágio Acadêmico” – Uma obra essencial que aborda os conceitos básicos sobre direitos autorais e a prevenção do plágio em trabalhos acadêmicos. Para ter acesso gratuíto ao livro CLIQUE AQUI
- Artigos Relevantes – Textos que discutem temas como agnotologia e os limites do direito de armazenamento e publicação de conteúdos educacionais. Para ter acesso gratuíto aos artigos CLIQUE AQUI
Esses recursos são fundamentais para aprofundar o conhecimento e promover uma prática de pesquisa ética e responsável.
Todo o material utilizado pelo Professor Marcos Wachowicz na disciplina de Ética em Pesquisa está disponível gratuitamente no site oficial da instituição. Os alunos e interessados podem acessar uma variedade de recursos didáticos, incluindo apostilas, artigos e vídeos, que visam enriquecer o aprendizado e promover uma compreensão mais profunda dos temas abordados. Essa iniciativa reflete o compromisso do professor em tornar o conhecimento acessível a todos, incentivando a formação ética e responsável na pesquisa científica.
Bibliografia recomendada para prévia leitura:
Livro: Plágio Acadêmico. Autores: Marcos Wachowicz e José Augusto Fontoura Costa. A obra apresenta os conceitos básicos sobre o Direito Autoral para a compreensão ampla do fenômeno do Plágio no meio acadêmico, para coibir a ocorrência do plágio em artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros trabalhos de pesquisa.
Disponível no link: https://gedai.ufpr.br/plagio-academico/
Artigo: A Agnotologia no Processo de Conhecimento na Biotecnologia. Autores: Luciana Reusing e Marcos Wachowicz. O artigo traz uma reflexão importante para as ciências da natureza e para as ciências sociais, ao tratar do processo de ignorância ou dúvida induzida pela manipulação de dados e informações científicas para instaurar um processo social de desconfiança “agnotologia”, constituindono contraponto ao conhecimento “epistemológico”.
Disponível no link: https://gedai.ufpr.br/fakenews-nos-processos-de-conhecimento-na-biotecnologia/
Artigo: Os limites do direito de armazenamento e publicação dos conteúdos produzidos nos estabelecimentos de ensino na atividade de docência em sala de aula. Autores: Marcos Wachowicz e Rodrigo Otávio Cruz e Silva. O artigo trabalha as questões jurídicas e éticas da gravação das aulas pelos alunos e a sua transposição para ambientes digitais na rede mundial de computadores INTERNET.
Disponível no link: https://gedai.ufpr.br/os-limites-da-publicacao-na-internet-do-conteudo-produzido-pelo-professor-em-sala-de-aula/
Para ter acesso gratuíto a todo o material utilizado pelo Prof. Dr. Marcos Wachowicz basta fazer o download dos arquivos a seguir:
DATA_Direito-Autoral-Conceitos-e-Protecao-da-Propriedade-Intelectual
DATA_Plagio-Academico-Uma-Questao-de-Autoria
Para ter acesso gratuíto a videos correcionados: