Ética em Pesquisa: Respeito aos Direitos Autorais.

Curso de Ética em Pesquisa Científica: Uma Oportunidade Imperdível!

Professor: Dr. Marcos Wachowicz
Aulas programadas: 11 e 25 de setembro e 02 de outubro de 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem o prazer de anunciar mais uma edição do Curso de Ética em Pesquisa Científica – EPC/2024.2, uma disciplina transversal que visa formar pesquisadores conscientes e responsáveis. Sob a orientação do professor Dr. Marcos Wachowicz, o curso abordará temas cruciais que permeiam a prática científica contemporânea.

O que você vai aprender?

A disciplina se propõe a explorar a inter-relação entre ciência e sociedade, discutindo questões éticas, jurídicas e sociais que impactam a pesquisa. Os alunos terão a oportunidade de refletir sobre:

  • Direitos Autorais e de Imagem: Compreensão das normas que regem a produção e divulgação de conhecimento.
  • Plágio e Plágio Acadêmico: Identificação e prevenção de práticas inadequadas que comprometem a integridade acadêmica.
  • Regulamentação de Condutas Éticas: O papel dos Comitês de Ética em Pesquisa e a importância da normatividade.

A Importância da Compreensão dos Direitos Autorais na Conduta Ética em Pesquisa Científica.

A ética em pesquisa científica é um pilar fundamental para a credibilidade e a integridade do conhecimento produzido. Dentro desse contexto, a compreensão dos direitos autorais e o uso adequado da imagem são aspectos cruciais que não podem ser negligenciados. Esses elementos não apenas protegem os criadores de conteúdo, mas também garantem que a pesquisa seja conduzida de maneira responsável e respeitosa.

Direitos Autorais: Protegendo a Criatividade

Os direitos autorais são um conjunto de normas que protegem as obras intelectuais, garantindo que os autores tenham controle sobre a utilização de suas criações. No âmbito da pesquisa científica, isso se traduz na necessidade de respeitar as obras de outros pesquisadores, evitando o plágio e a apropriação indevida de ideias. A violação dos direitos autorais não apenas compromete a integridade do pesquisador, mas também pode resultar em sanções legais e danos à reputação acadêmica.

Compreender os direitos autorais é, portanto, essencial para qualquer pesquisador. Isso inclui saber como citar corretamente as fontes, obter permissões para o uso de obras protegidas e reconhecer a contribuição de outros no desenvolvimento de novas ideias. Essa prática não apenas promove um ambiente de respeito mútuo, mas também enriquece o debate acadêmico, permitindo que o conhecimento se expanda de maneira colaborativa.

Uso da Imagem: Ética e Responsabilidade

O uso de imagens em publicações científicas e apresentações é uma prática comum, mas que deve ser realizada com cautela. As imagens, assim como os textos, estão sujeitas a direitos autorais e, em muitos casos, a direitos de imagem. Isso significa que o uso de fotografias, gráficos ou ilustrações requer a devida autorização dos autores ou a verificação de que as imagens estão disponíveis sob licenças que permitam seu uso.

Além disso, o uso de imagens de indivíduos, especialmente em contextos de pesquisa que envolvem seres humanos, levanta questões éticas significativas. É fundamental obter consentimento informado antes de utilizar a imagem de uma pessoa, garantindo que ela esteja ciente de como sua imagem será utilizada e que concorde com isso. Essa prática não apenas respeita a dignidade dos indivíduos, mas também fortalece a confiança entre pesquisadores e participantes.

Construindo uma Cultura de Ética

A compreensão dos direitos autorais e do uso da imagem é, portanto, um componente vital na construção de uma cultura de ética em pesquisa científica. Ao respeitar as criações alheias e agir com responsabilidade no uso de imagens, os pesquisadores não apenas protegem a si mesmos, mas também contribuem para um ambiente acadêmico mais justo e colaborativo.

Promover a educação sobre esses temas nas instituições de ensino e nas formações de pesquisadores é essencial. Isso não apenas prepara os futuros cientistas para atuar de maneira ética, mas também reforça a importância da integridade na produção do conhecimento. Em última análise, a ética em pesquisa científica é uma responsabilidade coletiva que beneficia toda a sociedade, garantindo que a ciência avance de maneira justa e respeitosa.

Conclusão

Não perca a chance de participar deste curso que não apenas enriquecerá seu conhecimento, mas também contribuirá para a formação de uma ciência mais ética e responsável. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contatoeticaempesquisa@gmail.com.

Prepare-se para uma jornada de aprendizado que transformará sua visão sobre a pesquisa científica!

Material Didático de Apoio

Os alunos terão acesso a um rico material didático que inclui:

  • Livro: “Plágio Acadêmico” – Uma obra essencial que aborda os conceitos básicos sobre direitos autorais e a prevenção do plágio em trabalhos acadêmicos. Para ter acesso gratuíto ao livro CLIQUE AQUI
  • Artigos Relevantes – Textos que discutem temas como agnotologia e os limites do direito de armazenamento e publicação de conteúdos educacionais. Para ter acesso gratuíto aos artigos CLIQUE AQUI

Esses recursos são fundamentais para aprofundar o conhecimento e promover uma prática de pesquisa ética e responsável.

Todo o material utilizado pelo Professor Marcos Wachowicz na disciplina de Ética em Pesquisa está disponível gratuitamente no site oficial da instituição. Os alunos e interessados podem acessar uma variedade de recursos didáticos, incluindo apostilas, artigos e vídeos, que visam enriquecer o aprendizado e promover uma compreensão mais profunda dos temas abordados. Essa iniciativa reflete o compromisso do professor em tornar o conhecimento acessível a todos, incentivando a formação ética e responsável na pesquisa científica.

Bibliografia recomendada para prévia leitura:

Livro: Plágio Acadêmico. Autores: Marcos Wachowicz e José Augusto Fontoura Costa. A obra apresenta os conceitos básicos sobre o Direito Autoral para a compreensão ampla do fenômeno do Plágio no meio acadêmico, para coibir a ocorrência do plágio em artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros trabalhos de pesquisa.

Disponível no link:   https://gedai.ufpr.br/plagio-academico/

Artigo: A Agnotologia no Processo de Conhecimento na Biotecnologia. Autores: Luciana Reusing e Marcos Wachowicz. O artigo traz uma reflexão importante para as ciências da natureza e para as ciências sociais, ao tratar do processo de ignorância ou dúvida induzida pela manipulação de dados e informações científicas para instaurar um processo social de desconfiança “agnotologia”, constituindono contraponto ao conhecimento “epistemológico”.

Disponível no link:   https://gedai.ufpr.br/fakenews-nos-processos-de-conhecimento-na-biotecnologia/

Artigo: Os limites do direito de armazenamento e publicação dos conteúdos produzidos nos estabelecimentos de ensino na atividade de docência em sala de aula. Autores: Marcos Wachowicz e Rodrigo Otávio Cruz e Silva. O artigo trabalha as questões jurídicas e éticas da gravação das aulas pelos alunos e a sua transposição para ambientes digitais na rede mundial de computadores INTERNET.

Disponível no link: https://gedai.ufpr.br/os-limites-da-publicacao-na-internet-do-conteudo-produzido-pelo-professor-em-sala-de-aula/

Para ter acesso gratuíto a todo o material utilizado pelo Prof. Dr. Marcos Wachowicz basta fazer o download dos arquivos a seguir:

DATA_Direito-Autoral-Conceitos-e-Protecao-da-Propriedade-Intelectual

DATA_Plagio-Academico-Uma-Questao-de-Autoria

Para ter acesso gratuíto a videos correcionados:

Filosofia, Ética e Lei na Era da IA

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